M&P - XP, Lives and our Lives
- Pedro Junqueira
- 16 de jul. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 22 de jul. de 2020

A agenda do evento Expert da XP, hoje, dia de queda da Bastilha, parece trazer tudo, entre conteúdos e especialistas, além de algumas participações internacionais mais estelares. Há que ocorrer algumas análises e reflexões de qualidade e originalidade em meio a tanto volume. O ideal seria receber o vídeo editado e sintetizado contendo somente as pérolas. Mas o que o Expert melhor exprime é a avassaladora oferta de conteúdo digital que tomou conta de nossos dias, os quais continuam somente de duração de 24 horas e já nos exigem uma espartana (não expartana) agenda outra de afazeres e absorção de mais conteúdos.
Quem será que tem tempo e efetivamente assiste a tudo isto? Nada contra, muito antes pelo contrário, ainda mais quando se trata de conteúdo gratuito. Nunca houve tanta opção e tanta qualidade. Para quem nasceu curioso e vive em boa parte do prazer do aprendizado, sobre tudo e a qualquer tempo, se possível conectando alguns pontos e melhorando o prazer de sua existência, o fenômeno de explosão de conteúdos disponíveis é muito bem vindo. Agora, se a tentativa de consumo de conteúdo digital for, cada vez mais, voltada para a busca da riqueza financeira, a realidade do tempo finito que se passa e da qualidade do que se constrói e se consome baterá na porta.
A XP faz parte da vagarosa evolução do capitalismo brasileiro, e da melhor parte dele. Guardadas as diferenças, é, finalmente, o advento nosso de uma Charles Schwab. E, além disto, se expande para muito mais que corretagem e gestão. No contexto atual da pandemia, dá um salto no uso da tecnologia, produzindo e oferecendo rico conteúdo de mídia para o consumo à distância. Atraiu o Itaú, se colocou perante o BTG, fez seu IPO lá fora, incomodou o Itaú e agora desponta com um valuation dos maiores entre as instituições financeiras, implicando em expectativa de muito crescimento ainda. Juntar gente como o Dalio, o Taleb, além do Blair, e do Magic Johnson, e dos nossos brasileiros conhecidos é um feito e tanto. Há muita sabedoria a ser capturada no evento. E ao mesmo tempo é uma baita ferramenta de marketing da XP. Que cada um faça seu melhor uso dos Experts.
Comments